- Citoplasma
O citoplasma é o espaço intra-celular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes, enquanto nos procariotos corresponde a totalidade da área intra-celular. O citoplasma é preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluída denominada hialoplasma.[Aquele fluido que fica entre as organelas no caso dos seres eucariotos]
Membrana Plasmática
Uma célula viva é um compartimento microscópico, isolado do ambiente por pelo menos uma barreira: a membrana plasmática. Está é uma película extremamente fina e delicada.
A membrana plasmática é a principal responsável por manter a identidade química da célula; é ela quem controla constantemente o tipo de substância que entra ou sai. Por isso, dizem, que ela tem permeabilidade seletiva. Permeável, já que as substâncias podem atravessá-la; seletiva porque "decide" o que entra e o que sai.
-Composição: fosfolipídios e proteínas lipoprotéica.
#Tipos de transporte da membrana:
-Transporte passivo (sem gasto de energia - ATP)
* Osmose
A água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração. [Lembram que eu falei que a membrana é permeável à água?!]
*Difusão simples
Movimentação das moléculas no sentido da solução mais concentrada para a menos concentrada, a favor de um gradiente de concentração, afim de igualar as concentrações de dentro e fora da célula. Pequenas moléculas como a água, o oxigênio e o gás carbônico entram na célula por difusão simples.
*Difusão facilitada
Algumas substâncias entram nas células a favor do gradiente de concentração e sem gasto de energia, mas com uma velocidade muito maior do que a que seria esperada se a entrada ocorresse por difusão simples. Nas células, isso acontece, por exemplo, com a glicose, com os aminoácidos e com algumas vitaminas.
As substâncias "facilitadoras", presentes nas membranas celulares, são as permeases, e têm natureza protéica.
- Transporte ativo (com gasto de energia - ATP)
Os mecanismos de transporte ativo agem como "portas giratórias", que recolhem uma substância em uma das faces da membrana e a soltam na outra face.
Alguns mecanismos realizam uma troca de partículas, levando uma de dentro para fora e outra de fora para dentro. Um exemplo desse tipo de transporte é a bomba de sódio e de potássio, que recolhe um íon sódio na face interna da membrana e o solta no lado de fora da célula. Na face externa, prende-se a um íon potássio, que é lançado no meio intracelular. Esse mecanismo permite que a célula mantenha alta concentração de potássio dentro da célula e alta concentração de sódio no meio extracelular.
A energia empregada pelos mecanismos de transporte ativo vem do ATP, produzido nas mitocôndrias, durante a respiração celular.
- Ribossomos
São pequenos grânulos formados por RNA ribossômico associado à proteína.
Função: o ribossomo é a sede da síntese protéica.
- Retículo Endoplasmático
Todo o citoplasma é atravessado por uma vasta rede de canais membranosos que compõem o retículo endoplasmático. As partes do retículo que contam com ribossomos aderidos em suas membranas formam o retículo endoplasmático rugoso ou ergastoplasma, importante sede da produção das proteínas. As regiões nas quais o retículo não mostra ribossomos aderidos constituem o retículo endoplasmático liso. Esse retículo está associado à produção de lipídios, incluindo esteróides como os hormônios estrógeno, progesterona e testerona. Participa também da inativação de numerosas substâncias tóxicas, como alguns medicamentos.
Por se tratar de um sistema de canais, o retículo endoplasmático permite uma fácil e rápida distribuição de materiais entre as diversas partes da célula.
- Sistema golgiense (ou complexo de golgi)
É uma estrutura membranosa que assemelha-se a uma pilha de sacos cheios.
Funções:
* Transformar, empacotar e enviar subtâncias para outras regiões celular;
* Formação do acrossomo do espermatozóide;
* Síntese de polissacarídeos.
O retículo endoplasmático são essas dobraduras perto do núcleo do lado direito. Reparem os pontinhos brancos, são os ribossomos!
O complexo de golgi (ou sistema golgiense) está do outro lado e se parece bastante com o retículo endoplasmático.
Além de estarem no retículo, os ribossomos tambéms estão espelhados pelo citoplasma, são todos esses pontinhos aí na figura.
Dá pra notar também o hialoplasma entre as organelas.
Bom feriado!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário