quinta-feira, 3 de março de 2011

Bioquímica celular

Galera, vou postar aqui os principais pontos das nossas aulas de hoje. Ainda mais porque essa parte de bioquímica eu achei que não ficou tão reforçado, né? Eu estava super nervosa, prometo que vamos revisar depois! Qualquer dúvida podem enviar para o meu email: isinha_mariah@hotmail.com
Vamos lá!


-Substancias inorgânicas: água e sais minerais.



Água
É a substancia mais abundante no planeta terra. A molécula de água é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, interligados por ligação iônica. A água é considerada o solvente universal, pois tem grande força de adesão, ou seja, a união de moléculas polares. As substancias que se dissolvem na água são chamadas de hidrofílicas e as que não dissolvem são chamadas hidrofóbicas.



Sais minerais
Como já diz o nome são os sais extraídos de minérios, eles têm função esquelética ou estrutural. São dissolvidos em água e são fundamentais ao metabolismo celular.
Exemplos:
*Cálcio - Faz parte da formação e da manutenção dos ossos e dentes;
*Ferro - Componente da hemoglobina;
*Potássio - Participa do processo de contração muscular e da síntese de glicogênio.



-Substancias orgânicas: carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos.



Carboidratos
Os carboidratos também chamados de glicídios, de hidratos de carbono ou açucares são divididos em três grupos:

1- Monossacarídeos: são os carboidratos mais simples, sua forma geral é composta da seguinte maneira: Cn(H2O)n
Sendo que o número de carbonos varia de 3 a 7.
Os monossacarídeos mais conhecidos são as pentoses (5C) e as hexoses (6C). Dentre as principais pentoses existentes destacam a ribose e desoxirribose que participam da síntese dos ácidos nucléicos. Dentre as hexoses destacam a frutose e a glicose importantes fontes
2. Dissacarídeos: é a união de dois monossacarídeos. Um exemplo é a sacarose, a união da glicose com a frutose. São solúveis em água.
3. Polissacarídeos: são formados por varias moléculas de monossacarídeos, formando imensas cadeias de energia. Eles são insolúveis à água e assim são extremamente importantes para o metabolismo do organismo, pois servem com fonte de energia fixa e também de componentes estruturais das células.


Principais polissacarídeos:

- Celulose: o mais abundante na natureza, encontrado nas plantas fazendo parte de sua parede celular.
- Amido: encontrado nas plantas e alguns protistas. Tem função de reserva
- Glicogênio: encontrado nos fungos e nos animais. Tem função de reserva.


Hidrólise



- hidro = água; lise = quebra
- Hidrólise: quebra por ação da água.
Reação química na qual uma molécula de água é adicionada ou retirada. As substâncias sofrem hidrólise para reduzir o tamanho da molécula para poder adentrar à célula.
Obs.: Me perguntaram sobre como tirando ou colocando água os monossacarídeos se juntavam ou separavam... achei esse exemplo de um dissacarídeo, a sacarose. Dá pra ter uma noção de como é! :)


Lipídios
Abrangem uma grande variedade de funções e se caracterizam por serem insolúveis em água.

1-Triglicerídeos
São representados pelos óleos e pelas gorduras e formados pela união de três moléculas de acido graxo com glicerol. Sua decomposição é feita por hidrolise, onde há a separação dos ácidos graxos.



2- Fosfolipídios
Um grande exemplo desse subgrupo é a membrana plasmática que é formada por duas camadas de fosfolipídios com proteínas imersas, o que é chamada de camada lipoprotéica. Uma característica exclusiva é que metade da substancia é solúvel a água (hidrofílica) e outra metade não é solúvel a água (hidrofóbica).
Essa camada da membrana plasmática tem uma particularidade, as suas dimensões são fluidas, ou seja, permitem a passagem de substancias e depois ela é fechada como se fosse uma porta.


3. Cerídeos
São as ceras em geral. Têm a importância de impermeabilização da superfície de frutos, folhas com o objetivo de evitar a perda de água.



4. Esteroides
São os lipídios relativamente complexos, destacando o colesterol abundante nos tecidos animais. Ele tem varias funções dentro do organismo e em quantidade normal faz bem a saúde, mas em excesso pode trazer prejuízos e acarretar doenças. Nas plantas e fungos não existe o colesterol e sim outros esteroides com a mesma função.



Nenhum comentário:

Postar um comentário